PUBLICADO EM

27/05/2021

CATEGORIA

Para comprar seu primeiro apartamento, planejamento é a palavra-chave. Confira nossas dicas para você acertar em cheio nas suas escolhas!

O sonho da casa própria é a muito tempo uma das grandes metas de vida de muitos brasileiros. É um patrimônio altamente valorizado, agrega mais estabilidade e segurança financeira, além de ser algo do qual podemos nos orgulhar e dizer: “é nosso”.


Então, para você que vai comprar seu primeiro apartamento, que tal conferir primeiro as nossas dicas para tirar esse sonho do papel e torná-lo realidade?
Para isso, basta conferir os tópicos que separamos logo abaixo. Confira!

 

Compare todo tipo de imóvel:

Comece analisando todo tipo de opção. Existem ótimas obras de imóveis novos de construtoras de qualidade, na sua região, e vale a pena pesquisar bastante antes de bater o martelo em uma decisão. É importante também, acima de tudo, alinhar as suas expectativas com o momento financeiro da sua família, ou seja, sempre leve em consideração a capacidade de assumir uma dívida – como as parcelas de um financiamento- antes de decidir-se por um imóvel de elevadíssimo valor.


Outro ponto relevante tem a ver com a estrutura do apartamento, defina os seus objetivos. Determine o tipo de apartamento que você deseja, considerando fatores como localização, tamanho, número de quartos, infraestrutura do prédio, entre outros. Você precisa de um ou dois quartos? Varanda é um fator decisivo? Já sabe a localização ideal para a sua família?

Estabeleça um orçamento e defina o valor máximo que você está disposto a gastar Lembrando que essas respostas têm que ser consideradas em médio e longo prazo, afinal de contas, de nada adianta ter um apartamento com dois quartos, apenas, se a família vai crescer significativamente nos próximos cinco anos, por exemplo.

 

Confira as condições de pagamento:

Vai financiar seu apartamento? Ótimo! Mas nunca assine nada sem compreender plenamente todas as condições previstas no contrato. Especialmente, nos juros, eventuais taxas presentes e também no prazo de pagamento. 

Normalmente, os financiamentos podem ser estendidos em até 35 anos, é uma decisão de longo prazo, mas que tem rendido aos brasileiros a possibilidade de realizar o sonho de sair do aluguel. É importante ter uma boa saúde financeira, com um bom histórico de crédito e uma renda estável para aumentar suas chances de aprovação.

 

Negocie com a construtora:

Para comprar seu primeiro apartamento, que tal dialogar diretamente com a construtora? Em geral, imóveis na planta têm um valor de mercado mais baixo, valorizando-se assim que a construção estiver concluída.

E o melhor é que, com um bom valor de entrada e mais o auxílio do FGTS, você ganha também mais poder de barganhar na negociação. Quem sabe, não surge uma ótima oportunidade que vai lhe dar as chaves do seu apartamento e, ainda, uma boa economia no processo?

 

Procure consultoria jurídica:

Ao encontrar o apartamento desejado, é aconselhável consultar um advogado especializado em direito imobiliário para revisar a documentação, verificar se está tudo em ordem, garantir que todas as suas dúvidas sejam sanadas e todas as obrigações legais sejam cumpridas.

 

Use o FGTS:

Para fazer a sua composição de renda, além do financiamento e do auxílio de entes queridos existe a possibilidade de fazer uso do FGTS, benefício dedicado aos trabalhadores CLT.

Confira o seu saldo presente no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (ou FGTS, simplesmente), e cheque a possibilidade de usá-lo para comprar seu primeiro apartamento. Às vezes, ele pode render um grande alívio financeiro para servir de entrada na aquisição do imóvel.

 

Regularize seus documentos:

Providencie toda a documentação necessária para a transferência do imóvel, como a matrícula atualizada, certidões negativas, entre outros, a fim de regularizar a situação jurídica do imóvel em seu nome.

 

Reavalie sues hábitos financeiros:

Por fim, uma dica que nada tem a ver com o aspecto burocrático para comprar seu primeiro apartamento e sim com a sua disciplina para lidar com o dinheiro, ao longo desse período de planejamento e da compra do imóvel, para garantir que você não passe por nenhum aperto.

Para isso, avalie os seus extratos e despesas dos últimos seis meses e identifique gastos que poderiam ser evitados. Assim, fica mais fácil melhorar a sua renda mensal e garantir que você tenha uma quantia maior no momento de compra e também no de quitação das parcelas mensais do financiamento imobiliário.

 

Lembre-se de que cada situação pode ter particularidades específicas, e é sempre recomendável buscar o auxílio de profissionais especializados, como corretores de imóveis e advogados, para orientação e suporte ao longo de todo o processo de compra do apartamento. Se você está em busca de mais auxílio para simular os meios para comprar seu primeiro apartamento, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Estamos sempre à disposição!