VENDAS VIA WHATSAPP

Seu FGTS pode te ajudar na hora de comprar seu apartamento

ÚLTIMAS DO BLOG
FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS

04 de Junho de 2021

Seu FGTS pode te ajudar na hora de comprar seu apartamento

Compartilhar:

O FGTS é um grande aliado do brasileiro que está em busca da compra do seu apartamento. Confira, aqui, as vantagens e condições!
 
O trabalhador brasileiro deve estar bem familiarizado com o FGTS — sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Mas será que todos têm total conhecimento sobre as possibilidades de uso desse benefício?
 
Se você tem lutado contra a calculadora para montar um patrimônio seguro para a compra de um imóvel, siga com esta leitura! Nos tópicos abaixo, vamos discutir as vantagens, as condições e o passo a passo para você transformar o seu FGTS em entrada para o apartamento dos seus sonhos. Confira!

Possibilidades de uso do FGTS
 
Versátil, o FGTS pode ser usado para servir de entrada em um imóvel, para abater ou amortizar o saldo devedor do financiamento e, até mesmo, para auxiliar na reforma do seu imóvel. Existe, ainda, a possibilidade de usá-lo parcial ou integralmente de acordo com as suas necessidades.
Entretanto, existem condições e regras que devem ser observadas antes de considerar o uso do seu FGTS.
 
Regras e condições para sacar o FGTS
 
A principal regra a respeito do FGTS é que, para utilizá-lo, o requerente tem que ter tudo, pelo menos, três anos de registro na Carteira de Trabalho (CLT) comprovados por meio do extrato de depósitos na conta do FGTS— embora não tenha que ser de maneira consecutiva.
 
Além disso, pessoas endividadas podem solicitar o saque do benefício. O único ponto, aqui, que deve ser observado é que pessoas com o nome sujo na praça podem ter o pedido de financiamento recusado.
 
Mas existem, sim, restrições que impactam diretamente as regras de uso do fungo de Garantia por Tempo de Serviço, como:
· O solicitante não pode ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação em qualquer parte do país;
· Caso tenha imóveis em seu nome, na cidade (e em um raio de até 100 km) onde pretende usar o FGTS para a aquisição de outra unidade, o requerente não pode usá-lo. Apenas em locais além do limite citado;
· O solicitante tem que morar no município (ou na área limítrofe) em que pretende comprar o imóvel — exceção feito no caso do empregado estar de mudança para outra cidade a trabalho.
 
Vamos ver, agora, como usar o seu benefício para financiar a sua casa própria? Como usar o Fundo de Garantia para financiar um imóvel?
 
Comece verificando o seu saldo na Caixa Econômica Federal. Caso não tenha conta no banco, é possível checar esse valor no site do FGTS, bastando usar seu número NIS (PIS/PASEP) e uma senha que deve ser cadastrada em uma agência da Caixa.
 
Depois, você tem que avaliar o imóvel desejado e analisar se o valor do FGTS vai servir para você sair do aluguel e comprar o apartamento dos sonhos. Para tanto, um pouco de burocracia vai ser necessário. Veja, a seguir, alguns dos principais documentos solicitados para o processo:
 
· Carteira de identidade;
· Cadastro de Pessoa Física (CPF);
· Certidão de nascimento e/ ou estado civil;
· Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
· Comprovante de residência (com 3 meses de vencimento, no máximo);
· Certidão de matrícula;
· Cópia do IPTU do imóvel desejado.
 
Depois, o processo de abertura da solicitação vai ser feito pela própria Caixa ou com o auxílio de um corretor imobiliário ou da própria construtora.
 
Quer encontrar, agora, esse auxílio de qualidade para encontrar o seu próximo imóvel? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas agora mesmo!

CADASTRE-SE E RECEBA
AS NOVIDADES DA IMPACTO