VENDAS VIA WHATSAPP

Aprenda a organizar suas finanças e compre o seu primeiro apartamento

ÚLTIMAS DO BLOG
FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS

25 de Maio de 2021

Aprenda a organizar suas finanças e compre o seu primeiro apartamento

Compartilhar:

Comece a organizar suas finanças, porque a compra de um imóvel exige muito planejamento e disciplina. Veja as nossas dicas sobre o assunto!
 
Não é fácil e tampouco acontece da noite para o dia, mas organizar suas finanças é um passo fundamental para quem pretende comprar seu primeiro apartamento.
 
Independentemente de você querer sair da casa dos pais ou do aluguel, simplesmente, é necessário fazer isso de maneira estratégica para evitar erros.
 
Afinal de contas, esse é um patrimônio que custa muito dinheiro, certo?
 
Por isso, para ajudar nas suas futuras decisões sobre o assunto, confira nosso post que ensina como organizar suas finanças para você enfim adquirir o seu imóvel dos sonhos!
 
Boa leitura!
 
Estabeleça um objetivo financeiro
O primeiro passo para organizar suas finanças e comprar seu apartamento consiste em analisar o mercado imobiliário e, então, definir um objetivo.
Por exemplo: se um apartamento custa R$ 180 mil, você tem que comparar com a sua renda, o FGTS e qualquer auxílio que obtiver para saber, em seguida, quais meios vão ser utilizados para você enfim sair do aluguel.
A medida mais popular para isso, inclusive, é o financiamento. No entanto, é a definição do seu objetivo que vai nortear tudo com relação a custos, o quanto você precisa angariar e o quanto isso vai custar, mensalmente, ao longo da quitação dessa modalidade de crédito.
 
Quite as dívidas
Tem débitos pendentes? Então, é recomendável não se envolver com uma dívida ainda maior — e de longo prazo, no caso desse meio de pagamento de longo prazo — antes de lidar com elas primeiro.
Do contrário, elas vão se acumular junto de multas e juros, e aí fica difícil sair dessa situação. Daí, inclusive, a importância do objetivo financeiro citado anteriormente. Ele vai ajudar a compor uma estratégia que, além de conferir a compra do apartamento, vai fazer isso com mais segurança e mecanismos de defesa contra imprevistos.
 
Evite gastos desnecessários
Analise a sua renda mensal e o extrato dos últimos meses para definir um gasto médio e, em seguida, identificar quais despesas podem ser controladas.
A matemática, aqui, é simples. Quanto mais você poupar, mais dinheiro vai sobrar para organizar suas finanças e aproximar-se da compra do seu primeiro apartamento.
 
Tenha uma planilha de gastos
Interessante, para complementar o tópico anterior, ter uma planilha com as suas despesas. Por meio dela, você pode acompanhar em tempo real cada compra feita ou conta a vencer.
Assim, você não só paga tudo em dia como identifica compras que podem ser desnecessárias e que vão prejudicar o orçamento para o mês. Trata-se de uma questão de disciplina, acima de tudo, mas que rende resultados se você tem um objetivo e a motivação para alcançá-lo.
Não sabe como fazer uma planilha de gastos? Dê uma olhada neste link com alguns modelos gratuitos para download!
 
Crie uma reserva de emergência
Uma das melhores dicas para organizar suas finanças consiste em criar uma reserva de emergência. Qualquer quantia que você puder economizar mensalmente vai servir para se precaver contra imprevistos seja antes, durante ou após a compra do imóvel.
Portanto, por mais que sejam algumas dezenas de reais ou até menos, crie o hábito de poupar.
 
Faça investimentos
Por fim, aprenda a valorizar cada centavo poupado. Existem modalidades de investimento, hoje em dia, que podem ser iniciadas com poucos reais. O que serve para compor a sua reserva de emergência ou mesmo para render um dinheirinho, gradualmente, enquanto você organiza suas finanças.
Mas se você já quer dar uma olhadinha no que há de melhor no mercado imobiliário, enquanto isso, entre em contato e fale com um de nossos especialistas agora mesmo!
 

CADASTRE-SE E RECEBA
AS NOVIDADES DA IMPACTO