PUBLICADO EM

31/05/2021

CATEGORIA

Existe muita burocracia por trás da realização do sonho da casa própria. Veja quais são os documentos solicitados para comprar seu apartamento!

Quer comprar seu apartamento, mas ainda não sabe quais são as etapas do processo e condições por trás dessa decisão? Pois então, veio ao lugar certo!


Vamos discutir um pouco a respeito dos documentos solicitados diante de diferentes cenários. Assim, você e sua família não são pegos desprevenidos e podem se planejar para comprar seu apartamento sem imprevistos. 

Boa leitura!

Quais são os documentos exigidos para a compra do imóvel?

Primeiramente é importante salientar que existem condições distintas para quem vai comprar um imóvel. A compra envolve alguns documentos que são exigidos tanto pela construtora quanto por instituições financeiras, em caso de financiamento imobiliário. 

Embora os requisitos específicos possam variar de acordo com a região e o tipo de imóvel, geralmente os documentos necessários incluem:

– Documentos pessoais do comprador:

RG (Registro Geral) ou outro documento de identificação válido;

CPF (Cadastro de Pessoa Física);

Comprovante de estado civil (certidão de nascimento, casamento ou declaração de união estável);

Comprovante de residência atualizado (conta de água, luz, telefone etc.).

– Comprovante de renda:

Trabalhadores assalariados: últimos contracheques ou declaração do empregador;

Autônomos ou profissionais liberais: declaração de Imposto de Renda e extratos bancários;

Empresários: contrato social e declaração de Imposto de Renda.

Para tanto, vamos focar exclusivamente na aquisição de imóveis novos e comercializados por meio de pessoa jurídica, entidade legal capaz de adquirir direitos e assumir obrigações, tal como uma empresa. 


Veja quais são os documentos exigidos para que a negociação ocorra rapidamente e sem imprevistos:

–  Cópia autenticada do contrato social ou estatuto social na Junta Comercial e qualquer documentação que comprove alterações contratuais;
– Carta atualizada com a alteração do Contrato ou Estatuto;
– Certidões (de negativa, junto ao INSS; que comprove que não há débitos estaduais –  encontrada na Secretaria do Estado da Fazenda;
– Certidão que comprove a inexistência de ações na Justiça do Trabalho;
– Certidão que comprove inexistência de ações na Justiça Federal;

Qual é a importância de comprar imóvel com pessoa jurídica?

Importante destacar que, ao comprar o seu imóvel dos sonhos diretamente com a construtora, existem benefícios que devem ser mencionados.


O principal deles é o maior índice de valorização assim que a obra estiver concluída. Além disso, o suporte dado pela empresa em questão acompanha todas as etapas da sua jornada de compra. Algo que torna toda a experiência ainda mais positiva e alinhada com as suas expectativas.


Isso conta também para o processo de pós-venda. O trabalho permanece próximo e solícito até você estar plenamente confortável com o seu novo lar.
Vale apontar, ainda, a burocracia reduzida. Especialmente, em decorrência de ser um imóvel novo. Isso reduz a quantidade de documentos para comprar seu apartamento e efetivar a mudança.


Por fim, comprar seu apartamento com a construtora pode ser uma importante forma de negociar diretamente com o vendedor. Como resultado, é possível obter mais flexibilidade na negociação e, quem sabe, obter mais vantagens e condições exclusivas para fechar o negócio.


Portanto, essas são as principais questões relacionadas à documentação exigida para comprar seu apartamento e enfim sair do aluguel. No geral, esses são os documentos solicitados, esteja o imóvel em questão ainda em obras ou no momento do seu lançamento.


Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto ainda, entre em contato conosco, estamos sempre disponíveis para ajudar tanto com a questão burocrática quanto para encontrar o seu próximo imóvel!